Banco cripto ou CriptoBanco é um banco 100% digital que oferece aos seus clientes a possibilidade de comprar criptomoedas de forma simples e acessível. Assim, seu maior diferencial é a possibilidade de utilizar criptomoedas no dia a dia.
Diferente das corretoras de criptomoedas, o usuário consegue ter acesso a um cartão virtual ou físico para realizar as suas compras, um grande atrativo para quem quer a facilidade e a praticidade dos bancos digitais. Ainda assim o CriptoBanco também permite comprar e vender criptomoedas, como as corretoras.
Se você chegou aqui e quer entender um pouco mais sobre Banco Cripto antes de abrir a sua conta, esse post foi feito para você.
O que é criptomoeda e como ela deu início a tudo?
O Banco cripto é uma evolução das tradicionais corretoras de criptomoedas, que permitem que seus usuários comprem, vendam, saquem e depositem cripto.
Entretanto, caso você esteja se perguntando “o que é uma criptomoeda?”, é bem simples: uma criptomoeda é uma moeda totalmente digital, que utiliza uma tecnologia chamada de Blockchain para assegurar as suas transações.
Desse modo, a primeira criptomoeda do mundo foi o Bitcoin, que surgiu em 2008, sendo lançada por uma personalidade anônima que se intitulava como Satoshi Nakamoto.
A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto é um grande mistério e muitos especulam se ele é uma única pessoa ou um grupo de programadores.
As principais características do Bitcoin são:
✅Totalmente descentralizado
Isso significa que ele não precisa de terceiros para funcionar. Assim sendo, diferente das moedas convencionais, que estão à mercê de bancos e instituições, o Bitcoin é totalmente independente.
✅100% digital
Não existe uma moeda física e não pode ser impresso. Dessa forma, o Bitcoin é na verdade um código criptografado.
✅Totalmente transparente
Todas as transações do Bitcoin são feitas através de uma rede chamada Blockchain, que se interliga através de uma camada de blocos. A saber, qualquer pessoa pode ver as movimentações realizadas nessa rede (sem saber o nome dos remetentes e destinatários, claro).
✅100% segura
Uma transação de Bitcoin não pode ser desfeita. Por isso, se você enviar bitcoins a alguém, só poderá recebê-los de volta caso a pessoa decida te enviar de novo.
A primeira compra feita com bitcoins
A primeira compra com Bitcoin foi realizada em 22 de maio de 2010, na cidade da Flórida, nos Estados Unidos, por Laszlo Hanyecz. Assim, ele comprou duas pizzas e realizou o pagamento com a criptomoeda.
O pagamento foi de 10 mil bitcoins por duas pizzas. A saber, na alta histórica do Bitcoin, em 2021, uma unidade da moeda chegou a valer 69 mil dólares – as pizzas estariam valendo mais ou menos 690 mil dólares.
Por isso, os adeptos do Bitcoin comemoram a data de 22 de maio como um marco significativo para a história da moeda.
A história das corretoras de criptomoedas até o Banco Cripto
Uma corretora ou exchange nada mais é do que um lugar onde um usuário pode realizar a compra e venda de criptoativos de sua preferência (lembrando que esse universo não se restringiu apenas ao Bitcoin, mas outras criptomoedas também ganharam espaço).
A primeira exchange de criptomoedas (agora extinta) foi uma plataforma chamada Bitcoinmarket.
A Biscoint e a Bitypreço são duas corretoras que surgiram com o propósito de facilitar a compra do ativo de maneira simples e fácil. Por conseguinte, ambas as empresas se fundiram para oferecer aos usuários o maior CriptoBanco do Brasil, o Bitybank, indo muito além das funções tradicionais de uma corretora.
O que é e como funciona um Banco Cripto?
O CriptoBanco é a junção de uma corretora tradicional com os serviços de um banco digital.
Além de comprar e vender Bitcoin e outras criptomoedas, o usuário consegue fazer movimentações que uma corretora não permite, como utilizar criptomoedas no dia a dia e fazer compras com um cartão cripto.
Sendo assim, o principal objetivo é oferecer facilidade ao usuário e popularizar o uso do Bitcoin.
A ideia é poder comprar pão na padaria com a liberdade de usar os próprios bitcoins, tornando a moeda digital acessível e usável de forma prática.
Vale a pena usar um Banco Cripto?
Se você é um investidor ou simplesmente deseja aprender mais sobre o mundo cripto, essa é a sua grande oportunidade para ter um contato maior com esse universo que não para de crescer.
Abrir sua conta em um Banco Cripto não possui nenhum ponto negativo:
- Você pode abrir a conta de forma totalmente digital, o que significa que você não precisa ir até uma agência bancária para se tornar cliente.
- A conta é gratuita, não precisa pagar nada para começar a usar.
- A documentação é bem simples, já que o maior objetivo é facilitar sua vida.
- Por se tratar de um banco digital cripto, você consegue fugir das indesejadas taxas de anuidade.
- Você consegue utilizar o banco cripto da mesma maneira que usa um banco digital. Mas a grande vantagem é que aqui, você consegue fazer saques, compras, e usar criptos no dia a dia de forma simplificada.
Banco cripto: Quais os principais do Brasil?
O termo ainda é desconhecido pela grande maioria das pessoas, principalmente por se tratar de uma grande novidade que promete revolucionar o mercado bancário e a maneira como o usuário interage com o próprio dinheiro.
Veja a seguir alguns dos principais Bancos Criptos do Brasil:
Bitybank
O Bitybank surge com a proposta de ser o melhor CriptoBanco do Brasil, sendo resultado da fusão das corretoras de criptomoedas Biscoint e Bitypreço.
Além das principais funcionalidades de um CriptoBanco, o Bitybank oferece ao usuário a possibilidade de ter cashback em cripto.
Zro Bank
O Zro Bank é outra opção para os brasileiros que desejam realizar seus investimentos em criptomoedas através de uma plataforma similar a um banco digital.
Conclusão
Se você tem interesse pelo universo cripto ou quer aprender melhor como funciona, optar por um Banco Cripto é uma excelente opção para te ajudar com os seus investimentos.
Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br