Halving do Bitcoin: o que é e como impacta o preço do BTC


  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Contagem regressiva em tempo real para o próximo halving em 2024

Data estimada para o halving: 21 de Abril 2024 (essa data é uma estimativa, pois o halving acontecerá no bloco 840.000 e não é possível prever com certeza o dia em que ele será minerado)

O Halving do Bitcoin é o corte pela metade da recompensa de bitcoins que os mineradores recebem em cada bloco minerado. É o evento mais importante do protocolo Bitcoin, porque impacta diretamente a oferta de bitcoins no mercado.

A cada  4 anos, ou 210.000 blocos, a quantidade de bitcoins gerados a cada 10 minutos cai 50%, o que normalmente resulta no aumento exponencial do preço do BTC (foi o que aconteceu em 2012, 2016 e 2020, quando vimos aumentos de até 20x nos meses seguintes ao halving).

Se você quer começar a acumular satoshis (frações de bitcoin) e aproveitar o próximo movimento pós-halving e ganhar dinheiro com Bitcoin, crie uma conta gratuita na maior corretora brasileira de criptomoedas:

O que é o Halving do Bitcoin?

O Bitcoin (BTC) é um tipo de moeda digital — a criptomoeda mais famosa que existe — e uma forma dinheiro com características únicas, que surpreendem a cada dia. Uma dessas características é o processo do Bitcoin Halving, um corte programado na produção de novas moedas que está previsto para acontecer em 2024.

Esse ativo se apresenta como uma moeda puramente digital, mas isso não significa que ele possa ser criado de maneira infinita. Muito pelo contrário, seu conceito de escassez digital verificável é fundamental dentro da sua proposta de valor. E aqui temos dois pontos relacionados à escassez que são cruciais para o protocolo Bitcoin. 

  1. O primeiro deles é entender que só haverá 21 milhões de bitcoins, algo definido em sua criação e imutável.
  2. Em segundo lugar, a quantidade de novos bitcoins adicionados à rede é reduzida pela metade, e aqui é onde temos o processo do Bitcoin Halving.

Esse processo tem grande impacto não apenas no valor do Bitcoin, como também em todo o contexto da atividade de mineração.

A atividade de mineração de Bitcoin dá aos mineradores, recompensas a cada bloco resolvido na rede. Porém, essa recompensa não pode ser um valor constante, com intuito de manter a principal característica do Bitcoin, que é a de ser uma moeda deflacionária.

Pensando nisso, toda a blockchain do Bitcoin foi estruturada para reduzir pela metade as recompensas de mineração, sempre que um total de 210.000 blocos fossem minerados. Ou seja, a cada quatro anos, aproximadamente, o valor obtido como recompensa pela mineração de Bitcoin é reduzido pela metade, deixando a disputa pelas recompensas cada vez mais acirradas.

Um outro ponto, é pensar que teoricamente, a quantidade de bitcoins entrando em circulação no mercado cai, porém, com a demanda pela moeda se mantendo estável, o ativo teria como reflexo sua valorização e consequente elevação do preço.

Mas o corte no número de bitcoins pode ter um significado ainda mais profundo do que qualquer movimento de preços de curto prazo na moeda. Essas recompensas por bloco minerado são um componente importante do Bitcoin, garantindo a segurança da rede, que não possui um controle central. Com a redução desses incentivos ao longo do tempo, poderemos ver uma desestabilização da rede, principalmente no quesito segurança?

O que acontece com o preço do Bitcoin após o halving?

Gráfico do Bitcoin ao longo do tempo

O gráfico acima foi retirado do site BuyBitcoinWorldWide e mostra a evolução do preço do Bitcoin logo após o evento do halving (marcado em azul). Em 2012, 2016 e 2020 tivemos movimentos explosivos de preços e a expectativa dos investidores e entusiastas do BTC é que isso volte a acontecer em 2024.

No halving de 2012, a criação de novos bitcoins foi de 50 para 25 BTC a cada bloco. Em 2016, o corte da recompensa foi de 25 para 12,5 BTC. E, por fim, no último halving, em 2020, os mineradores passaram a receber 6,25 BTC por bloco válido confirmado.
 
Esse choque de oferta e demanda geralmente faz os preços do bitcoin decolarem. Por isso, durante o inverno cripto – período de lateralização que estamos vivendo desde 2022 – é o melhor momento para acumular satoshis e aproveitar os próximos movimentos de alta pós-halving.

Como o Halving do Bitcoin pode afetar o mercado de criptoativos?

O halving impacta o mercado como um todo. A redução da oferta pode impactar positivamente o valor do Bitcoin, caso soluções sejam criadas a fim de aumentar a demanda pelo criptoativo. A velha Lei da Oferta e Demanda

Mas a verdade é que ninguém sabe exatamente o que vai acontecer.

Aproveite para entender como usar o stop-loss nos investimentos de criptomoedas

O Bitcoin passou por três halvings até agora, que podemos considerar como precedentes, e indícios de um padrão de comportamento.

O halving de 2012 deu a primeira demonstração de como o mercado iria responder a esse cronograma de fornecimento da moeda. A e o que se viu, foi o preço do bitcoin começando a subir logo após o evento.

No segundo halving, em 2016, o BTC caiu 10%, mas após um período se recuperou. Embora o impacto imediato no preço não tenha sido tão grande, nos 365 dias seguintes o bitcoin mostrou uma valorização de 284%. O que poderia ser uma resposta atrasada ao halving.

Já o resultado que temos olhando o bitcoin halving mais recente, em 2020, foi de uma ótima resposta do ativo, que após um ano registrava mais de 500% de valorização — por isso, muitos consideram a moeda uma ótima opção de investimento.

Mas além do reflexo no preço da moeda, o bitcoin halving pode afetar o mercado de outras maneiras, como:

    • Maior demanda por Bitcoin: Como o halving traz mais visibilidade para o Bitcoin e o coloca em destaque nas notícias, é natural que aconteça um aumento da procura por negociação;

    • Impactos nas demais criptomoedas: Com a maior demanda de bitcoin (devido à expectativa de valorização), a busca por outras moedas pode cair;

    • Mineração menos atraente: A cada halving, mineradores revisam suas instalações e máquinas, e avaliam se o modelo de negócio permanece lucrativo. Mas com menos incentivo, o número de mineradores pode reduzir

Na hora de investir em Bitcoin, é importante ter em mente os possíveis impactos do halving.

Quando será o Halving do Bitcoin?

O próximo halving está estimado para o dia 20 de abril de 2024. Essa data é apenas uma estimativa porque o evento do halving acontece a cada 210.000 blocos na blockchain do Bitcoin, ou seja, quando atingirmos o bloco 840.000 completaremos o quarto halving da história.

Na página do Bitybank — o melhor banco para investir em criptomoedas — dedicada ao Halving, você pode visualizar uma contagem regressiva que mostra a data estimada com maior precisão. O sistema do Bitybank calcula com base na frequência de surgimento de novos blocos qual será a data estimada para o bloco 840.000 e exibe na página um relógio com contagem regressiva.

Quando foi o último Halving do Bitcoin?

O último halving do Bitcoin aconteceu em 11 de maio de 2020, no bloco 630.000. Após uma forte queda de todos os mercados em virtude das notícias sobre a pandemia da COVID-19, em março, os mercados começavam a se recuperar quando aconteceu o halving do Bitcoin.

A partir da data do halving, houve um aumento explosivo de preços, levando os preços dos 5 mil dólares para os mais de 60 mil dólares.

Qual foi o maior valor do Bitcoin?

O maior preço que o Bitcoin já atingiu na história foi 73 mil dólares, em 13 de março de 2024.

Quem definiu as regras do halving do Bitcoin?

Quem definiu essas regras e cronogramas, assim como o programa de recompensas para os mineradores, foi seu criador, Satoshi Nakamoto (que pode ter sido um indivíduo ou uma equipe). Porém, um ano após lançar o projeto ele sumiu. Dessa forma, infelizmente não é possível confirmar suas intenções.

Mas, alguns e-mails enviados por ele podem dar indícios de como ele pensava.

No início do projeto, Nakamoto não tinha como saber se as pessoas realmente usariam o bitcoin, nem como seria a curva de adoção da tecnologia. Mas já havia uma preocupação com sua distribuição, conforme escreveu: “As moedas precisam ser inicialmente distribuídas de alguma forma e uma taxa constante parece ser a melhor fórmula”.

O cronograma de fornecimento está definido, com o sistema monetário do Bitcoin escrito em código, previsível e imutável, por isso muitos investidores consideram-na a cripto mais segura.

Na verdade, existe a possibilidade de mudança, mas isso exigiria um trabalho gigante — além do consenso de toda a comunidade de usuários da criptomoeda.

Mas por que os mineradores recebem recompensas?

Os mineradores são responsáveis por manter o bom funcionamento da rede, e sua segurança. Então, pensar em um programa de recompensa por esse serviço faz todo sentido.

Importante pensar que caso os mineradores tenham poder de computação suficiente, eles poderiam atacar a rede de duas maneiras: gastando duas vezes as moedas ou interrompendo as transações. 

Saiba como começar a investir em Bitcoin com pouco dinheiro.

Porém, eles são incentivados a não tentar, porque correriam o risco de perder suas recompensas. Algo que a Teoria dos Jogos pode ajudar a explicar, onde temos que os mineradores ganham um incentivo para minerar blocos de forma honesta e, por outro lado, teriam um custo por serem desonestos.

Quanto mais mineradores trabalharem em prol da rede, direcionando seu poder computacional para o Bitcoin, mais difícil se torna para realizar algum tipo de ataque. E é aí que as recompensas tem papel fundamental, estimulando esse serviço.

E quando as recompensas ficarem muito pequenas ou acabarem?

Esse é um ponto importante de avaliação, pois eventualmente as recompensas por bloco serão reduzidas para zero. A partir desse momento, as taxas de transação (que os usuários pagam cada vez que enviam uma transação), serão a maneira principal de renda dos mineradores.

Essas taxas, em teoria, são opcionais, mas o que vemos na prática é que sem um pagamento correto, algumas transações podem ficar na fila por muito tempo até serem processadas, ainda mais se a rede estiver congestionada.

Veja as vantagens de abrir uma conta em um criptobanco.

Assim, o valor pago nessa taxa, que é definida pelo usuário, ou pelo software da carteira cripto, funciona como uma lista de prioridades. Quanto maior, mais rápido o processamento.

Afinal de contas, o Halving do Bitcoin é mesmo importante?

bitcoin halving pode ser compreendido como um elemento chave do modelo econômico das criptomoedas, principalmente do bitcoin, garantindo que elas sejam emitidas de forma estável, e de maneira programável para uma contínua redução no mercado, o que pode trazer ainda mais valor para o ativo.

Os halvings anteriores mostraram como o bitcoin respondeu positivamente após esse evento. Mas, é sempre importante lembrar que retorno passado não garante retorno futuro. Não há como prever com exatidão o comportamento de um ativo, dentro de um mercado tão volátil. 

Assim, temos que se a tendencia se repetir, o preço da moeda tende a continuar se valorizando, um cenário interessante para os investidores.

Já para aqueles que atuam na sua mineração, a tendência é que ao longo dos halvings, a atividade venha a se tornar desfavorável, com a diminuição das recompensas.

Como Comprar Bitcoin e aproveitar o halving?

Para comprar Bitcoin existem algumas alternativas. Uma delas é recorrer a vendedores conhecidos como peer-to-peer, ou P2P. Eles realizam a venda do criptoativo de forma direta, sem qualquer intermediário.

Porém, para quem está começando, essa alternativa pode apresentar alguns riscos na negociação. Riscos esses que podem ser reduzidos, realizando a compra através de corretoras de criptomoedas, as exchanges.

Elas funcionam de forma parecida com corretoras tradicionais, mas realizando a compra e venda de criptoativos, trazendo mais segurança e praticidade aos investidores, além de assegurar que ambas as partes recebam o combinado.

Temos um app onde você consegue negociar bitcoin e diversas outras criptomoedas, sempre com os melhores preços de compra e venda, além de um website (Bitypreço) com recursos avançados para os investidores mais experientes, e um cartão de crétido, para você usar suas criptomoedas no dia a dia, e ainda ganhar cashback em bitcoin ou outros criptoativos.

Não deixe mais nenhuma oportunidade passar. Abra sua conta em menos de 5 minutos, de forma gratuita, e dê o primeiro passo no mundo cripto. Nós reinventamos o Banco Digital para você fazer parte do futuro.

Para ficar por dentro de todas as  novidades sobre o Bitybank, não esqueça de nos seguir nas redes sociais. Além disso, caso tenha alguma dúvida, basta enviar um e-mail para: sac@bity.com.br

Top